BBB 10 acabou....E quem ganhou com isso ???

Encerrou hoje a décima edição do Big Brother Brasil e, como publicitária, devo admitir que a exposição das marcas patrocinadoras são gigantescas, mas....gigantesca não quer dizer eficaz !!!
O prêmio de R$ 1,5 milhão ganhado por Marcelo Dourado no BBB 10 não é nada perto do que a globo lucrou nessa última edição. Segundo fonte especializada em mídia, o programa movimentou cerca de R$ 300 milhões, foram 5 cotas de patrocínio vendidas pelo valor de R$ 13,5 milhões cada que garantiram uma receita de R$ 67,5 milhões. Os cinco patrocinadores foram a Fiat, Niely, Johnson & Johnson (Sundown), Guaraná Antartica e Unilever (Knorr). As quatro primeiras empresas renovaram o compromisso com a emissora, já a Knorr assumiu o lugar do HSBC, que preferiu investir em anúncios nos telejornais, programas que atingem público formador de opinião.
As ações de merchandising no Reality Show são negociadas à parte e os cotistas têm prioridade. Um exemplo nesse BBB foi a Fiat, que patrocinou várias provas nesses 3 meses de programa gerando grande visibilidade de sua linha de produtos e fixação da marca.
Todas as provas do líder foram patrocinadas e estas são as que geram maior visibilidade, principalmente se forem de resistência. Na prova do líder do Fiat Linea, os telespectadores deveriam acessar o hotsite da montadora e decidir por quais dificuldades os competidores passariam e isso gerou muito boca a boca pela internet e Twitter.
A Superbonder é um outro exemplo bem sucedido neste BBB, conseguiram demonstrar ao vivo a eficácia de seu produto erguendo um carro a 10 metros de altura apenas com algumas gotas da cola.
Mas....alguns anunciantes já enfrentaram saias justas no programa. Na edição passada, em uma prova patrocinada pela Vivo e Erickson, os brothers fizeram elogios à marcas da concorrência. Nesta edição vimos a moto Honda que não ligava, o para-brisa do Fial Linea que quase não aguentou a chuva mandada pelos internautas e o detergente Minuano que ardia os olhos dos brothers enquanto dançavam uma música que, de tão chata, conseguia martelar em nossas cabeças.."Esfrega, esfrega, esfrega, esfrega o esponjão !!!". Segundo o site mundodomarketing.com.br, houve até um patrocinador de uma marca de tênis que nem se quer foi mencionada...que maravilha...e pensar o quanto eles gastaram por isso !!
Foi até criado um site para medir o número de vezes que uma marca era mencionada nas redes sociais http://trmanager.com.br/kingometer/bbb10/ . O Kingo Meter É uma ferramenta que atesta a eficácia das inserções de marketing de um determinado programa/evento e sua repercussão. O resultado é obtido a partir do volume de comentários deixados sobre a marca no twitter, levando-se em conta fatores como período e horário de veiculação.
Não podemos negar que a atração possui uma audiência de dar inveja, o que atrai muitos anunciantes e dindin pra Globo, mas apesar de ser uma boa oportunidade, anunciar no BBB também pode ser um investimento de risco. As atrações patrocinadas não têm roteiros, são ao vivo e os garotos-propaganda podem fazer uma besteira a qualquer momento em rede nacional.
Essa é a questão...vale a pena colocar seu produto nas mãos dos brothers ????

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