As marcas mais valiosas do Brasil !!

Uma pesquisa feita pela Brand Finance em parceria com a revista the Brander/IAM apontou o Bradesco na liderança pela quarta vez, como a marca mais valiosa do Brasil. Esta é a quinta edição da pesquisa "As 100 marcas mais valiosas do Brasil".
O Itaú aparece na segunda colocação, seguidos pelo Banco do Brasil, Petrobrás, Vivo, Oi/Telemar, Casas Bahia, Caixa, Carrefour e Fiat. Os bancos tiveram maior destaque entre os setores com maior percentual de crescimento em valor, seguido pelo varejo e em seguida a exportação de commodities.
As marcas Cargill, Pepsico, Visa, Odebrecht, WEG, ArcelorMittal, Localiza, Banrisul, e Microsoft entraram na lista das 100 mais valiosas do Brasil pela primeira vez. O porta Examel aponta as marcas que tiveram pior desempenham na pesquisa, a Sadia, Nokia e Texaco, que neste ano apresentaram retrocesso e precisam rever suas estratégias.

BBB 10 acabou....E quem ganhou com isso ???

Encerrou hoje a décima edição do Big Brother Brasil e, como publicitária, devo admitir que a exposição das marcas patrocinadoras são gigantescas, mas....gigantesca não quer dizer eficaz !!!
O prêmio de R$ 1,5 milhão ganhado por Marcelo Dourado no BBB 10 não é nada perto do que a globo lucrou nessa última edição. Segundo fonte especializada em mídia, o programa movimentou cerca de R$ 300 milhões, foram 5 cotas de patrocínio vendidas pelo valor de R$ 13,5 milhões cada que garantiram uma receita de R$ 67,5 milhões. Os cinco patrocinadores foram a Fiat, Niely, Johnson & Johnson (Sundown), Guaraná Antartica e Unilever (Knorr). As quatro primeiras empresas renovaram o compromisso com a emissora, já a Knorr assumiu o lugar do HSBC, que preferiu investir em anúncios nos telejornais, programas que atingem público formador de opinião.
As ações de merchandising no Reality Show são negociadas à parte e os cotistas têm prioridade. Um exemplo nesse BBB foi a Fiat, que patrocinou várias provas nesses 3 meses de programa gerando grande visibilidade de sua linha de produtos e fixação da marca.
Todas as provas do líder foram patrocinadas e estas são as que geram maior visibilidade, principalmente se forem de resistência. Na prova do líder do Fiat Linea, os telespectadores deveriam acessar o hotsite da montadora e decidir por quais dificuldades os competidores passariam e isso gerou muito boca a boca pela internet e Twitter.
A Superbonder é um outro exemplo bem sucedido neste BBB, conseguiram demonstrar ao vivo a eficácia de seu produto erguendo um carro a 10 metros de altura apenas com algumas gotas da cola.
Mas....alguns anunciantes já enfrentaram saias justas no programa. Na edição passada, em uma prova patrocinada pela Vivo e Erickson, os brothers fizeram elogios à marcas da concorrência. Nesta edição vimos a moto Honda que não ligava, o para-brisa do Fial Linea que quase não aguentou a chuva mandada pelos internautas e o detergente Minuano que ardia os olhos dos brothers enquanto dançavam uma música que, de tão chata, conseguia martelar em nossas cabeças.."Esfrega, esfrega, esfrega, esfrega o esponjão !!!". Segundo o site mundodomarketing.com.br, houve até um patrocinador de uma marca de tênis que nem se quer foi mencionada...que maravilha...e pensar o quanto eles gastaram por isso !!
Foi até criado um site para medir o número de vezes que uma marca era mencionada nas redes sociais http://trmanager.com.br/kingometer/bbb10/ . O Kingo Meter É uma ferramenta que atesta a eficácia das inserções de marketing de um determinado programa/evento e sua repercussão. O resultado é obtido a partir do volume de comentários deixados sobre a marca no twitter, levando-se em conta fatores como período e horário de veiculação.
Não podemos negar que a atração possui uma audiência de dar inveja, o que atrai muitos anunciantes e dindin pra Globo, mas apesar de ser uma boa oportunidade, anunciar no BBB também pode ser um investimento de risco. As atrações patrocinadas não têm roteiros, são ao vivo e os garotos-propaganda podem fazer uma besteira a qualquer momento em rede nacional.
Essa é a questão...vale a pena colocar seu produto nas mãos dos brothers ????

Cursos online gratuitos

Uma dica muito legal...
Algumas excelentes universidades do mundo todo disponibilizam conteúdos e cursos gratuitamente pela internet, elas estão listadas no seguinte link: http://www.ocwconsortium.org/use/use-dynamic.html.
No Brasil, a FGV (Fundação Getúlio Vargas) e a UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina) são as únicas universidades brasileiras que colaboram para OCW (OpenCourseWare). Quem arrisca no inglês, espanhol, japonês e francês, conseguirão acessar os conteúdos das diversas instituições internacionais associadas ao programa.

Eu testei e gostei:

- Gestão de Marketing: Produto, Marca, Novos Podutos e Serviços (FGV Online)
- Processo de Comunicação e Comunicação Institucional (FGV Online)
- E-Marketing (University of California)

Testei alguns dos cursos direcionados aos marketeiros, mas tem pra todas as áreas.

Aproveitem e sucesso !!

Ahhhhh, só pra não perder o costume e a visão analítica....Claro que tem uma ação muito bem pensada por trás disso. Pra você fazer o curso da FGV, terá que preencher um cadastro, que gera um importante mailing, desse cadastro vêm os bombardeios de e-mails MKT com propagandas de cursos, pós-graduação e etc...todos pagos, claro !!! Daí vem a tendência, principalmente do MKT Digital:  "Propaganda com cada vez mais conteúdo e conteúdo com cada vez mais propaganda" Mas esse é um assunto pra outro Post.

Blog Marketing

Eduardo Favaretto, especialista em internet, publicou um artigo onde ele diz que o blogging será uma prática cada vez mais natural para a troca de informação entre as pessoas e as empresas simplesmente porque é mais fácil confiarmos na opinião de pessoas conhecidas do que em campanhas publicitárias promovidas pelas empresas. Claro que não estou desmerecendo de forma alguma as excelentes campanhas que vemos dos talentosíssimos publicitários brasileiro, mas de fato hoje temos muito mais meios de checar a veracidade das informações que nos são passadas. Certamente hoje conseguimos com bastante facilidade informações sobre a credibilidade de uma empresa, seu nível de reclamação e satisfação, temos fácil acesso às discussões com pessoas que trocam experiências semelhantes às nossas e tendemos à confiarmos mais do que se obtivermos a informação por outro meio.
O Blog Marketing é uma das ferramentas do Marketing tradicional e merece total atenção dos gestores da área, uma crítica pontual de um blogueiro pode causar um grande prejuízo pra uma empresa, Jeremy Wright destaca em seu livro Blog Marketing casos interessantes pra quem gosta do assunto.
Em contrapartida, aqueles que souberem aproveitar dessa oportunidade à favor de sua empresa podem obter resultados compensadores e bem satisfatórios, como a boa visibilidade de sua marca, expansão de seus negócioa e ótima divulgação de seu produto, contando apenas com a contribuição espontânea de seus próprios consumidores.
Como diz Favaretto, "Nenhuma empresa pode se dar ao luxo de ficar fora dessa conversa".
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