Merchan Music

Por Marcella Chartie da Superinteressante


“Imagina nóis de Audi, ou de Citroen/Indo aqui, indo ali/Só pam, de vai e vem.” Quando os Racionais MCs cantaram isso, não estavam fazendo merchan - só declarando seu amor sincero a certas marcas. Mas agora a prática se transformou em negócio: artistas pop estão recebendo para citar marcas em suas músicas e clipes. E já existe até uma agência de publicidade, a Kluger, que é especializada nisso e trabalhou com vários artistas (veja alguns exemplos nesta página). “É fundamental ser discreto. A integridade artística é mais importante do que o marketing”, acredita o dono da empresa, Adam Kluger. Será?

LADY GAGA

MÚSICA: Bad Romance
PATROCÍNIO: HP, Nemiroff, Heartbeats, Parrot, Nintendo, Carrera, Burberry, Alexander McQueen
TRECHO: Os produtos aparecem em várias partes do videoclipe. Até as roupas vestidas pela cantora são merchandising.

MARIAH CAREY

MÚSICA: Shake it Off
PATROCÍNIO: Louis Vuitton (bolsas)
TRECHO: Depois de uma briga com o namorado, ela canta: “Arrumei minhas coisas na Louis Vuitton”.

BRITNEY SPEARS

MÚSICA: Womanizer
PATROCÍNIO: Nokia
TRECHO: O celular Xpress Music aparece duas vezes durante o clipe (27s e 1min30).

P.DIDDY
MÚSICA: Can’t Nobody Hold me Down
PATROCÍNIO: Mercedes-Benz
TRECHO “Tenho uma (Mercedes) Benz que ainda nem dirigi.”

KANYE WEST

MÚSICA: Good Life
PATROCÍNIO: American Express
TRECHO: “Quando pegar meu cartão, vou voltar para Las Vegas.” Nessa parte, mostra um AmEx no clipe.

BLACK EYED PEAS

MÚSICA: My Humps
PATROCÍNIO: Várias grifes de roupa
TRECHO: “Eles me compram tudo isso / Dolce & Gabbana, Fendi & NaDonna (D.Karan)”

2 comentários:

  1. Olá Dani. Tudo bem?

    Quero dividir minha alegria pela produção acadêmica e pela participação no Congresso com você!

    Porque, querendo ou não, o blog Publicidade Esportiva me incentiva cada vez mais a ler e escrever. E sem você leitora, isso não teria sentido e talvez nem possível.

    Muito obrigado!

    Espero sua visita, ótima semana e aquele abraço.

    ResponderExcluir
  2. Oi Patrick...parabéns e muito sucesso na sua carreira !!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário para este Post !!!

Related Posts with Thumbnails