Não espante seus clientes com um Telemarketing mal feito !!

Não consigo entender como as empresas têm sucesso com o Telemarketing ativo. Eu, particularmente, peguei aversão às empresas que me ligam com freqüência, e elas são sempre as mesmas...já cheguei a receber 3 ligações de uma mesma empresa em um único dia !!! Isso não é um absurdo ??? Será que o resultado compensa até a rejeição gerada no processo, inclusive rejeição à marca ?
Essa empresa era um banco que oferecia cartão com limite alto, crédito pré-aprovado, benefícios com o uso do cartão e assim vai....já cheguei a pedir que retirassem meu nome do mailing...como pode nem assim eles pararem de ligar ???? Pois não pararam. Ligavam de noite, aos finais de semana, feriado, dia santo...
Na última ligação que recebi desse banco, eles chegaram a perguntar minha renda mensal, e eu (sabiamente) respondi: “ Não tenho renda, estou desempregada”, o operador insistiu: “A senhora não possui nenhum rendimento mensal ? “, e eu reafirmei “Não possuo”, e pensei comigo “mas será possível tamanha invasão? “. E adivinham ????? O operador desistiu sem pestanejar...”Obrigada senhora Daniela, tenha um bom dia”. Foi assim que descobri como me livrar das ligações de bancos, nunca mais me ligaram (vamos ver até quando conseguirão esta proeza). Ahhh, quando eu descobrir como me livrar das outras tantas, eu posto aqui !!
Há quem diga que existem empresas que fazem bom uso dessa ferramenta, e que através dela conseguem gerar resultados positivos e lucrativos. Bem, se o Telemarketing ativo ainda existe, e com tamanha freqüência, é por que dá algum tipo de resultado positivo pra empresa, não sei até que ponto, pois cada caso deve ser analisado isoladamente.
A resistência na receptividade desse serviço por parte dos clientes deve-se principalmente ao fato de o telemarketer não se preocupar em saber se a pessoa está disponível para atender naquele momento, e de imediato, sai despejando as “ofertas e oportunidades imperdíveis do momento”. Também há atendentes sem profissionalismo ou técnicas eficientes para conquistar e manter o contato até o fim. Algumas atitudes são responsáveis por essa rejeição, deixando irritados aqueles que poderiam se tornar os maiores aliados da empresa.
Ressalto que minha crítica não se aplica ao marketing direto (convencional ou eletrônico), em que temos a opção de simplesmente jogar fora, deletar a mensagem ou ler na hora que tivermos disponível e interesse. As centrais receptivas também são bem úteis (quando bem administrada, claro) e em nada têm a ver com minha crítica.
Vou finalizar dando um link pro Google “Eu odeio telemarketing”, vejam o resultado. Também peço que se alguém tem algum caso de exemplo de ação eficaz ou empresas que simplesmente respeitaram sua privacidade, nos conte aqui.

3 comentários:

  1. O custo benefício deve valer a pena, a final é um dos setores que mais empregam no Brasil. O mais irritante são aquelas telefonistas conversando (especialmente usando gerundismo gratuitamente) Da vontade de mandar falar que nem gente.

    ResponderExcluir
  2. O Telemarketing ainda existe porque concerteza deve trazer algum tipo de resultado positivo para as empresas.

    Como o Rafael comentou é um dos setores que mais empregam no Brasil.

    Deve ser um custo benefício muito interessante para a empresa.

    Eu li um case na facul que uma empresa estava usando o Telemarkiting como um pós-venda, para saber se o cliente estava agradando do produto, se ele foi bem atendido na loja, se ele tinha alguma opinião para melhoria do produto ou do atendiemnto, essa coisas....

    Acho que esse tipo de uso do Telemarketing o mais cabível. Na minha opinião!

    ResponderExcluir
  3. Concordo com vcs dois...acho que o telemarketing pra pós-vendas funciona sim !!
    E com certeza ainda deve dar bons lucros p/ a empresas, mesmo com essa aversão toda.
    Como eu disse, não são todos que fazem mal uso, cada caso deve ser analisado isoladamente.

    Abs

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário para este Post !!!

Related Posts with Thumbnails