A Brahma é a patrocinadora oficial da Copa de 2010, porém, não será a única !!



Em novembro de 2009 a Ambev anunciou ter fechado acordo de patrocínio para a marca Brahma com a FIFA, não demorou muito para os sites, revistas, blogs e twiteiros divulgarem com orgulho que a marca brasileira estaria “ocupando o lugar da Budweiser”, a cerveja mais vendida no mundo e cerveja oficial da Copa do Mundo desde 1986.
Mas a história não é bem assim. A Brahma é, sim, a cerveja oficial da Copa, porém, não será a única. A americana Budweiser continua patrocinando o evento e vai ser a marca do mundial para os EUA e outros países. Outras cervejas da Alemanha e China, também serão os patrocinadores da Copa de 2010, em seus respectivos países. O detalhe é que todas elas são marcas da Anheuser-Busch InBev. O contrato com a FIFA pertencia a Anheuser-Busch, que a Imbev (dona da Ambev), comprou há um ano, passando a se chamar AB Inbev. Depois da compra da empresa, o contrato que antes incluía só a marca Budweiser, foi renegociado para que o patrocínio se estendesse à outras marcas do grupo.
Durante as partidas nos 10 estádios africanos que sediarão os jogos, as placas de propaganda serão trocadas de acordo com as equipes que jogarem. Por exemplo, caso jogue Brasil e Estados Unidos, vão haver placas da Brahma e Budweiser juntas no campo.
A estratégia é boa, pois não adianta promover somente Bud em um evento esportivo mundial dessa grandeza, se ela não é vendida em boa parte dos países.

Mas porque a Ambev não divulgou a estratégia multimarcas ???

Segundo Marcelo Marcondes, Diretor de Marketing da Brahma, “Não faz sentido falar de outras marcas quando o foco é Brahma”.
A Ambev tem 70% de participação de mercado com suas marcas de cerveja. A Skol é a líder com, 32% de share, seguida pela Brahma, com 25% do mercado nacional. A Skol é uma cerveja mais ligada ao público jovem, já a Brahma, marca patrocinadora da seleção brasileira desde 1994, tem mais identificação com o futebol.
Para os brasileiros que forem à África do Sul assistir aos jogos, já aviso, o contrato com a Brahma será somente para placas de patrocínio nos estádios, a única cerveja (pra alegria de uns e tristeza de outros) que será vendida nas arquibancadas continuará sendo a Budweiser.
O filme “Brasil X Resto do mundo”, foi criado pela agência África, que traz Luiz Fabiano como garoto-propaganda, e mostra o orgulho da Brahma em ser a primeira marca genuinamente nacional na história a participar da maior competição de futebol do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário para este Post !!!

Related Posts with Thumbnails