O Marketing de Lady Gaga !!


Confesso que a primeira vez que ouvi seu nome, pensei que se tratava de uma senhora acima de seus 60 anos de idade e que fazia alguma performance ousada, sexy e coisas do tipo. Mas não, para minha surpresa, Lady era uma garota de 23 anos, bonita, com um belo corpo e pasmem.....ela canta bem !!!
Claro que meu post não é pra descrever as qualidades e atributos de Stefani Joanne Angelina Germanotta (Verdadeiro nome de Lady Gaga), o fato é que em menos de 2 anos, ela se transformou em um estudo de caso da comunicação e alcançou o que Madonna precisou de uma década para atingir. Conforme escreveu a Forbes, “Ela não é a próxima Madonna, é antes um novo modelo de negócio”.
Madonna lançou o primeiro single em 1982 e só sete anos depois assinou um contrato multimilionário (com a Pepsi). Gaga gravou seu primeiro álbum em Abril de 2008 e, convenceu a Virgen Mobile a patrocinar sua turnê, criou o próprio batom para a MAC e foi nomeada diretora criativa da Polaroid.
Todas as suas aparições são estudadas para gerarem cobertura imediata e ajudaram Gaga a conseguir uma notoriedade universal.
Poucos “marketeiros” conseguiram, como ela, alavancar as suas vendas através das redes sociais, aponta a Advertising Week. “Lady Gaga é subversiva, mas compreende o marketing viral melhor que qualquer outra estrela da atualidade. Ela dirige cada parte da sua música e da sua vida, pensando como é que os vídeos vão aparecer no YouTube e o que é que as pessoas vão twittar depois de aparecer nos Vídeo Music Awards”, disse à Forbes, Simon Dumenco, analista de mídia. Nos Brit Awards, que aconteceu em Fevereiro, Gaga recebeu três dos principais prêmios. No entanto, as notícias que saíram no dia seguinte não ficaram por aqui. Em homenagem ao recém-falecido estilista Alexander McQueen, a cantora norte-americana atravessou a passadeira vermelha envergando uma túnica branca e uma máscara feita (fotos abaixo) com 900 flores que cobria a cara e o cabelo. Quando subiu ao palco para receber os prémios, tirou o vestido e ficou com um body de renda branco e transparente. Já em Janeiro tinha aparecido numa festa com um chapéu feito com cabelo humano, lançando o debate na internet se o cabelo seria seu ou de outra pessoa.


Aquilo que faz a Lady Gaga tão apelativa é a sua capacidade de ser diferente – e é nessa imagem que os publicitários apostam.
A Polaroid, que está tentando renascer, espera agora recuperar um novo fôlego com a ajuda de Lady Gaga, nomeada em Janeiro diretora criativa da marca. A contratação, segundo a imprensa internacional, é meio caminho andado para criar notoriedade junto de um público que nunca viu uma máquina fotográfica instantânea. “Não vamos ver a cara dela em nenhuma embalagem. Nós comparamos este processo à ida de Tom Ford para a Gucci ou de Steve Jobs para a Apple, que levaram um novo processo de pensar e elevaram o gosto”.Esperamos que ela faça a mesma coisa com a Polaroid. Não se trata de por o nome em nada, mas sim revitalizar a marca”, descreveu à Advertising Age, Troy Carter, empresário de Gaga.
Em março deste, um dos assuntos mais comentados nas redes sociais, foi a estréia do videoclipe “Telephone” da Lady Gaga com a não menos famosa Beyoncé. Bom, quem viu o vídeo pode perceber a inclusão de várias marcas, durante os mais de nove minutos da produção. Alguns deles foram:

1. LG (Celular)
2. Virgin Mobile (Serviço mostrado no celular)
3. Coke Diet (Enrolada no cabelo)
4. Pelco (Camera de segurança)
5. PlentyOfFish (Site de encontros)
6. HP (Notebook)
7. Polaroid (Dentro do carro)
8. Wonder Bread (Pão de Forna nas cenas da cozinha)
9. Miracle Whip (Maionese nas cenas da cozinha)

Esse tipo de marketing é conhecido como Product Placement, é uma forma de divulgar uma marca, produto ou serviço, porém, de forma mais sutil (O que é questionável no clipe de Gaga !!), como um merchandising menos escancarado.
Dependendo do canal de divulgação, o Product Placement pode ser um investimento bem caro, porém, deve-se ter cuidado na maneira que é exposto. Quando evidenciado de maneira excessiva e óbvia acaba se tornando uma exposição chata.
Vale destacar os seguintes pontos positivos:
- Alta segmentação;
- Alternativa às propagandas convencionais que interrompem ou não interagem com o conteúdo;
- Exposição duradoura (no caso dos filmes a propaganda será “eternizada”.
- Não hà Zapping (por estar inserido dentro de uma narrativa, não estimula a mudança de canal).

Vejam o vídeo abaixo...

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

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  2. Quer saber o que senti ao ler esse Post?

    Vontade de estudar marketing!! Para entender um pouco do que se passa nessas mentes tão brilhantes que sabem usá-lo a seu favor!!

    Adorei!!

    Parabéns prima, pela excelente matéria e parabéns à essa excêntrica Dama, Gaga, que em tão pouco tempo de existência mundial, se tornou alguém tão essencial!!!

    Beijos.

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  3. Prima...vc por aqui ???? Que legal, fiquei feliz !!!
    Vc tem que ver a MR imitando essa doida !!!
    Beijossss

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  4. Realmente um fenômeno essa Lady Gaga. E não tem nada de gagá. Bem espertinha, por sinal.
    Bonita, mais ou menos. Depende da maquiagem e do dia. Como Amy Winehouse - que tem a voz infinitamente melhor, mas com mkt negativo muito maior, coitada!.
    Até assisti o vídeo para ver todas essas mensagens que nada tem de subliminares...hehe
    Adorei o post.

    Bjo!

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