Classe D passa a consumir mais e é a bola da vez !!

Depois de todas as atenções voltadas para a Classe C, a aposta agora é na Classe D. Segundo pesquisas, em 2010 os consumidores da Classe D terão poder de compra de R$ 381 bilhões.
Com o perfil de consumo diferente de todas as classes sociais, é na Classe D que o mercado encontra novos consumidores, eles não podem arriscar e precisam fazer o orçamento render.
As famílias da base da pirâmide aparecem como um desafio para o mercado, mas podem ser uma grande oportunidade para as empresas que conseguirem entendê-las.
Entre os produtos que entraram para a lista de compras recentemente estão suco pronto, massa instantânea, detergente líquido, molho de tomate, creme de cabelo e amaciante de roupa. Esse número tende a crescer e não se limita ao consumo de massa. Eles também pretendem adquirir computador, geladeira, moto, carro e viagens de avião.
O segredo para vender para eles está em desvendar as diferenças e características desta classe, que muitas vezes se assemelham às da classe C. Saem na frente as marcas que apoiarem este consumidor no momento em que ele ingressa no mercado de consumo.
Marcas que usem embalagem ou material de comunicação para orientar estes consumidores estão no caminho certo. A venda deve ser assistida, o que faz com que o papel do autoserviço seja menor na classe D, que prefere comprar em feira livre, no varejo tradicional ou com um vendedor porta a porta, para que receba explicações sobre a melhor maneira de usar o produto.

Como se comunicar com os consumidores da Classe D

A televisão ainda é o principal canal, mas não se pode desprezar o crescimento da penetração da internet neste grupo como fonte de pesquisa. Estes consumidores ainda estarão medrosos para a compra on-line e o cartão de crédito é algo recente para eles.
Com a consolidação da classe C e a ascensão da D, encontrar a forma ideal para se comunicar com este consumidor é o caminho para o sucesso das marcas que toparem o desafio. "Quem foi pioneiro olhando para a classe C olhe para a classe D. Eles são mais jovens e farão parte do mercado consumidor por mais tempo. Investir no futuro é investir na classe D, seja porque ela migrará para a classe C, ou porque tem mais a conquistar, já que a cesta de produtos é menor. As marcas que entenderem essa oportunidade têm grande chance de serem líderes de mercado no futuro", aconselha Renato Meirelles, Sócio-diretor do Data Popular.

2 comentários:

  1. Concordo, endosso e dou fé !!!

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  2. Como o amigo ai de cima falow, e também repito o seu comentário "concordo e endosso e dou fé!"

    O que me chamou mais atenção e é a pura verdade foi o que o Renato Meirelles falow...

    "Investir no futuro é investir na classe D, seja porque ela migrará para a classe C, ou porque tem mais a conquistar, já que a cesta de produtos é menor."

    Ele tem razão disso pq a economia brasileira está permitindo o cidadão enrriquecer e se dar bem finaceiramente na vida e o leque de produtos para esse tipo de classe também é muito menor.

    Muito bom o seu post. Parabéns!

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