Depois da Coca-Cola, o conceito de “Zero” explodiu.



Vocês já repararam que os produtos com conceito “Zero”, literalmente invadiram as prateleiras dos mercados? Eu mesma, já me peguei várias vezes, trocando um produto regular por um “Zero”, sem ao menos ler em que esse produto era “Zero”. Como consumidora, a explicação é simples: Se podemos consumir algo zero, porque comprar o regular, que com certeza deve ter mais calorias, açúcar e gorduras ?
Como não sou só consumidora, sou também publicitária, vou falar sobre o outro lado. É fácil notar que algumas empresas colocam o “Zero” em grande destaque, muitas vezes até maior que a própria marca do produto. Há iogurte, biscoito, sorvete, bolo, chocolate, suco, requeijão, gelatina, pudim, leite de soja e até molho de tomate ZERO !! Claro, cada um usa o zero pra uma coisa (zero açúcar, zero adição de açúcar, zero colesterol, zero gordura trans, zero calorias e etc.)
Esse boom começou com a Coca-Cola que, em primeiro testou esse conceito na Sprite, mudando o nome de Sprite Diet pra Sprite Zero. Em alguns meses, a participação de Sprite Zero dentro do segmento de refrigerante de baixa caloria, saltou de 2,6% para 4,7%. Em seguida, expandiu a para o Guaraná Kuat, sua versão “Zero” passou de 14% para 19% de participação. Os dois casos de sucesso incentivaram a Coca-Cola a arriscar a inovação em seu principal produto, daí surgiu a Coca Zero.
O resto dessa história de sucesso todos nós conhecemos, assim como a concorrência da Coca e empresas de diferentes ramos também conhecem e também integraram o conceito em sua linha de produtos.
Falando em concorrência, a Pepsi, desde então, vem tentando se desdobrar para evitar copiar a Coca. Lançou a Pepsi 3, nos EUA renomeou a Diet pra Max e no Brasil também continua com sua versão Light. Vamos ver até quando a Pepsi vai resistir em não colocar o “Zero” em suas embalagens, se até o Guaraná Antarctica já o fez.
Essa questão de modismo é mesmo complicada, vale aderir só porque todo mundo está fazendo ? Ou melhor criar uma diferenciação, que é o grande objetivo do Marketing ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário para este Post !!!

Related Posts with Thumbnails