Co-Branding é cada vez mais usado como estratégia.

Co-Branding nada mais é do que juntar duas grandes marcas reconhecidas por sua qualidade, para se diferenciarem frente à grande concorrência. O conceito de "Grandes Marcas" é indispensável nesse tipo de ação, pois somente a união de duas marcas reconhecidas é capaz de gerar um produto que se destaque em sua categoria. Outro ponto importante que devo destacar nesse tipo de estratégia é que você estará associando o seu produto e sua marca à uma outra, que muitas vezes em nada tem a ver com a sua, e isso requer certo cuidado.
Tudo isso porque a concorrência é grande, a fragmentação da mídia impõe dificuldades para falar com o consumidor e os custos com a promoção de um produto só aumentam, explica o especialista em branding Augusto Nascimento. Os produtos que "nascem" dessa união destacam e exploram os melhores traços de cada marca.
Vou citar alguns exemplos de co-branding de sucesso:
Acer e Ferrari: A Acer, fornecedora e patrocinadora da equipe de fórmula 1, desenvolveu uma linha de notebooks com estrutura em fibra de carbono e com design diferenciado inspirados na alta tecnologia que envolve o ambiente da velocidade.
Michelin e Umbro: Lançaram uma chuteira que une o que as duas empresas fazem de melhor. O solado e acabamento da chuteira X Boot é o resultado da fabricação de borracha e da produção de equipamentos de futebol feito pelas duas empresas para criar um produto que proporciona controle exclusivo da bola e aprovada por jogadores como Michael Owen.
Renault Clio Sedan e Boticário: Um carro feito pensando nas mulheres, com espelhos especiais para as mulheres se maquiarem.
Bob’s e Ovomaltime: Milkshake de chocolate feito com Ovomaltine.
Omo e Comfort: Desenvolveram o Omo com toque de Comfort AloeVera.


Há também co-branding entre hotéis e costureiros, que é o caso do Hotel Moschino, em Milão, definido por Stella Pelissari em seu blog como lindo, audacioso, sofisticado, rico em detalhes, com serviço impecável, mas que, ao mesmo tempo, consegue fazer seus hóspedes se sentirem em casa.


Recentemente também foi inaugurado o luxuoso Hotel Armani, em Dubai, e retrata exatamente sua grife.


Entre as vantagens das ações de co-branding é trazer ao novo produto um duplo valor agregado, que gera maior garantia de qualidade ao consumidor, personalização e diferencial de mercado. Os investimentos de publicidade podem ser divididos entre as empresas, assim como algumas ações de marketing para a divulgação do produto. Também há transferência de base de clientes entre as empresas, união de conceitos e projeção de ambas as marcas.

3 comentários:

  1. Oi Danieli,,,,

    Muito obrigado pela autorização viu!... Se precisar de alguma coisa eh só dar o toque...

    Boa semana pra ti!

    Bjosss

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  2. Parabéns pelo texto, gostamos muito! Na verdade, já tínhamos visto ações como estas porém não sabíamos que o nome correto destee tipo de estratégia era Co-Branding.

    Neuroabraços,

    C&G Marketing Consulting
    Neuromarketing: do marketing à revolução. Transpire.

    www.cruzegoerl.com.br

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  3. Obrigada ao pessoal da Cruz e Goerl pela visita em meu blog !!!

    Abs e sucesso

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